loja---comercio-para-locacao-em-curitiba-22

Na terça, Câmara vota projeto que regulariza comércios de bairros

Tico Kuzma Notícias Deixe um Comentário

E se a Prefeitura de Curitiba concedesse um alvará especial para estabelecimentos comerciais mais antigos, que não puderam requerer a licença de funcionamento por terem feito ampliações não contempláveis pelo CVCO (Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras)? É o que querem os vereadores Helio Wirbiski (PPS) e Tico Kuzma (Pros), cujo projeto (005.00206.2017 com substitutivo geral 031.00009.2018) criando o Alvará de Licença Condicionado será votado na Câmara Municipal nesta terça-feira (3). A proposta tem pareceres favoráveis das comissões de Constituição e de Urbanismo.

“A emissão do Alvará de Licença de Funcionamento Condicionado pode tirar muitos estabelecimentos da irregularidade”, argumentam Wirbiski e Kuzma. “Empreendedores teriam como regularizar o seu negócio, possibilitando o crescimento da empresa, pois a proposta facilitaria o funcionamento de atividades não residenciais em edificações em situação irregular. Também permitiria a renovação de alvarás de empresas que não possuem CVCO ou que estão em situação irregular por não obedecerem parâmetros urbanísticos”, completam.

O projeto lista quatro condições para a expedição do Alvará Condicionado, exigindo que um técnico se responsabilize pela higiene, acessibilidade, estabilidade e segurança de uso da edificação. Também que haja, conforme a atividade exija, auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, licenciamento ambiental prévio ou licenciamento sanitário se houver risco à saúde pública. O Alvará Condicionado não seria dado a empreendimentos edificados em área de preservação ambiental, localizados em área de invasão ou lote público, ou que seja objeto de ação judicial da prefeitura

Tico KuzmaNa terça, Câmara vota projeto que regulariza comércios de bairros
cruzamento atilio

Cruzamento perigoso 

Tico Kuzma Notícias Deixe um Comentário

Tico Kuzma e o administrador Regional do Pinheirinho, João do Suco, estiveram com equipe da SETRAN, nesta sexta-feira (16), verificando a situação do cruzamento das ruas Atílio Brunetti e Desembargador Ernani Guarita Cartaxo, no Capão Raso.
Em fevereiro ocorreu um acidente e um motociclista faleceu em função da batida. No dia 14 de março ocorreu outro acidente, agora entre um carro e uma van, sendo que o SIAT socorreu os feridos. Assim moradores da região solicitam com extrema urgência medidas para evitar mais acidentes no local. SETRAN vai estudar a mudança na preferencial no cruzamento.

Tico KuzmaCruzamento perigoso 
sicred

SICREDI vai abrir uma agência no Capão Raso, no Centro Comercial Claudino.

Tico Kuzma Notícias Deixe um Comentário

O vereador Tico Kuzma com os representantes da SICREDI , Evaldo Kosters (Presidente ) e Gelson Jackson Frizzo (Vice-presidente), juntamente com os diretores da Associação Comercial do Capão Raso-ACCR , Victor Ferri e Cláudio Turin, na Assembleia da Cooperativa de Crédito. Durante o evento foi feito o anuncio oficial da abertura de uma agência da SICREDI no Capão Raso, que será no Centro Comercial Claudino e tem previsão de abertura para o mês de julho.

Tico KuzmaSICREDI vai abrir uma agência no Capão Raso, no Centro Comercial Claudino.
zumbi parque

Transformar o Distrito de Manutenção da Prefeitura em parque pode ser solução para enchentes.

Tico Kuzma Notícias Deixe um Comentário

Transformar o Distrito de manutenção da Prefeitura do Pinheirinho, que fica ao lado da Praça Zumbi dos Palmares, em um parque com um lago ou construir um piscinão para acabar com os alagamentos no Ribeirão dos Padilhas, na Vila Ipiranga, no Capão Raso.
O plenário da Câmara Municipal de Curitiba aprovou duas indicações de sugestão ato administrativo ou de gestão à Prefeitura apresentadas pelo vereador Tico Kuzma visando a prevenção de enchentes na Vila Ipiranga, no Capão Raso.
O vereador sugeriu a implantação de um piscinão no Distrito de Manutenção Urbana do Pinheirinho, ao lado da praça Zumbi dos Palmares, e também a criação de um novo parque, no mesmo local, que é um terreno de 40 mil m2 de área, na Eloi Orestes Zeglin, ao lado da Praça Zumbi dos Palmares, no Capão Raso.
“Um dos fatores que leva a esses alagamentos é o grande número de construções (prédios, grandes lojas, hipermercados) que vai tirando a parte permeável do solo. Antigamente as águas [das chuvas] se espalhavam e demoravam a chegar nos córregos, hoje elas chegam mais rápido nos córregos e com uma velocidade absurda”, complementou o parlamentar. “A água daquela região [da praça Zumbi dos Palmares] é canalizada e desemboca na região da Vila Ipiranga”, disse Kuzma.

Tico KuzmaTransformar o Distrito de Manutenção da Prefeitura em parque pode ser solução para enchentes.
carro abandonado 2

Veículos abandonados

Tico Kuzma Notícias Deixe um Comentário

Remoção de veículos I
Depois de três anos sem o serviço de guincho, para a remoção de veículos abandonados em vias públicas, a Prefeitura de Curitiba contratou a empresa VIP Gestão e Logística, em caráter emergencial para retomar a atividade. “A administração está respaldada em lei de minha autoria [13.805/2011] para fazer a retirada de veículos abandonados”, disse Tico Kuzma (Pros). O parlamentar elogiou a medida, alertando que, só em vagas regulamentadas, estima-se haver 1,3 mil veículos abandonados.
Remoção de veículos II
“E a licitação não custará aos cofres municipais, pois a empresa receberá pelo serviço prestado, com o usuário pagando pela retirada do veículo do pátio e pela diária. As multas continuarão indo para os cofres municipais, assim como uma porcentagem do valor arrecadado pela empresa”, explicou Kuzma. É que além de guinchar veículos abandonados a empresa também recolherá carros estacionados em desacordo com a legislação de trânsito. “A população precisará ajudar a prefeitura, denunciando veículos abandonados pelo 156”, pediu o vereador.

Texto : Notas da sessão plenária de 7 de março – 1ª edição
Câmara Municipal de Curitiba

Tico KuzmaVeículos abandonados
tico transito pedro apostolo

Trânsito no entorno da Escola Pedro Apóstolo

Tico Kuzma Notícias Deixe um Comentário

O vereador Tico Kuzma e Mirco Paccagnella, Assessor da Superintendência da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba – SETRAN, se reuniram com a equipe diretiva da Escola Pedro Apóstolo para ouvir reivindicações da Escola e de pais de alunos para melhorar o trânsito de veículos e a segurança dos pedestres no entorno da instituição de ensino.
Entre as solicitações estão a implantação de uma travessia elevada em frente a escola e também a pintura de yellow box no cruzamento da rua Dr. Manoel Linhares de Lacerda com a via rápida (rua Francisco Raitani). Um semáforo , neste mesmo cruzamento, foi outra reivindicação apresentada. Segundo os representantes da escola os motoristas tem muita dificuldade para cruzar a rua, entretanto, a principal preocupação é com as crianças, com os alunos da escola, com os idosos e deficientes físicos que também tem dificuldade para atravessar a via rápida, devido ao fluxo continuo e alta velocidade dos veículos.

Tico KuzmaTrânsito no entorno da Escola Pedro Apóstolo
enchente

Você pode ajudar com doações

Tico Kuzma Notícias Deixe um Comentário

A PREFEITURA está recebendo DOAÇÕES de colchões, água potável, alimentos não-perecíveis, materiais de limpeza e móveis.
As doações sejam feitas diretamente no Disque Solidariedade, que fica na sede da Fundação de Ação Social (FAS), na Rua Eduardo Sprada, 4520, Campo Comprido.
A partir desta segunda-feira, a população poderá levar suas doações também nas unidades da FAS, localizadas nas Ruas da Cidadania. Além disso, a Prefeitura mantém o atendimento pela Central 156.
Fico muito triste em ver os alagamentos em diversos bairros de nossa cidade, mas muito feliz em ver a força e a fé das famílias atingidas e também a solidariedade do nosso povo ajudando às pessoas que sofreram com as chuvas…
No sábado a noite acompanhei de perto o alagamento na Vila Ipiranga, no Capão Raso, fiquei muito impressionado com a força das águas das chuvas… Agradeço o atendimento das equipes da Prefeitura/ Administração Regional Pinheirinho que procuraram diminuir o sofrimento das famílias atingidas pela chuva.
Durante o domingo acompanhei a situação no Ipiranga e também estive no CIC verificando algumas ruas, aqui registro o atendimento das equipes da Prefeitura/Administração Regional do CIC que também estavam mobilizados.
Destaco a solidariedade dos moradores do Condominio Life Residence, no Capão Raso, que arrecadaram roupas, alimentos e colchões, que foram coletados pela Administração Regional do CIC.

Tico KuzmaVocê pode ajudar com doações
CarroAbandonado1An-k90E-U203092489256NpB-1024x683@GP-Web

Prefeitura vai remover veículos abandonados respaldada na Lei de autoria do vereador Tico Kuzma

Tico Kuzma Notícias Deixe um Comentário

Lei nº 13.805 de 12/09/2011
Dispõe sobre a remoção de veículos abandonados em logradouros públicos do Município de Curitiba.
A Câmara Municipal de Curitiba, Capital do Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º A remoção de veículos abandonados em logradouros públicos do Município de Curitiba fica regida por esta Lei.
Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se abandonado o veículo que:
I – estiver estacionado em logradouro público por prazo superior a 30 (trinta) dias; e
II – estiver em visível mau estado de conservação, com a carroceria apresentando evidentes sinais de colisão ou ferrugem, ou for objeto de vandalismo ou depreciação voluntária;
Parágrafo único. O tempo de abandono do veículo será contado a partir da denúncia feita por qualquer cidadão.
Art. 3º Nos casos em que ficar caracterizado o abandono, o veículo será identificado, e o proprietário será notificado pelo órgão municipal competente para que retire o veículo do logradouro público no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de remoção.
§ 1º (VETADO).
§ 2º O veículo removido será levado pelo órgão municipal competente para o pátio de recolhimento da Prefeitura e a sua liberação estará condicionada a apresentação de documentos e pagamentos de taxas estabelecidas.
Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO 29 DE MARÇO, em 12 de setembro de 2011.

Tarefa foi passada à Guarda Municipal, que desde o dia 23 de fevereiro também pode fiscalizar o trânsito.
Além de incomodar visualmente, veículos abandonados nas ruas da cidade ocupam vagas que poderiam ser usadas por outras pessoas. Em Curitiba, esse problema já está mapeado pela prefeitura: no mês de fevereiro, foram registrados 1.300 carros abandonados nas ruas da capital. O dado foi obtido a partir de denúncias dos cidadãos. A prefeitura promete começar a recolher essas carcaças neste mês de março, conforme a . Uma vez apreendidos, porém, os veículos têm uma taxa para que os donos os retirem, além de um valor diário cobrado pelo estacionamento.
A tarefa de recolhimento foi a primeira passada à Guarda Municipal desde que parte da corporação foi habilitada a fiscalizar o trânsito, no dia 23 de fevereiro. Mas, para que os guardas deem o aval para a remoção do veículo, é preciso que ele se enquadre em alguns critérios. Eles cumprirão a lei municipal 13.805 de 2011, proposta pelo vereador Tico Kuzma (
O primeiro é a denúncia, que pode ser feita por qualquer pessoa por meio do número 156. Em seguida, será contado um prazo 30 dias a partir da denúncia para que seja constatado o abandono. Além disso, o veículo deve estar em visível mau estado de conservação, com a carroceria apresentando sinais de colisão, ferrugem, vandalismo ou depredação intencional.
Após a constatação do abandono, o proprietário será notificado pela Guarda Municipal ou agentes da Superintendência de Trânsito (Setran). Se o veículo não for retirado pelo dono no prazo de 10 dias, um guincho da prefeitura fará a remoção. Todos esses procedimentos são determinados pela Lei Municipal 13.805, de setembro de 2011, proposta pelo verador Tico Kuzma (PROS).
De acordo com a Setran, o veículo removido será levado a um pátio de recolhimento da prefeitura. Com isso, a liberação do carro fica condicionada à apresentação de documentos e pagamentos de taxas. Por enquanto, o procedimento está em fase de licitação do guincho para fazer os recolhimentos, que devem começar na primeira semana de março e se estender até o fim do ano.
Taxa de remoção
Depois de apreendidos, é cobrado um valor diário pelo estacionamento dos veículos no pátio da prefeitura. Além desse valor, quem quiser retirar o automóvel precisa pagar uma taxa de remoção – que varia de R$ 118,93 a R$ 471,84, dependendo do tipo do veículo. Confira todos os valores abaixo:
-Motocicletas: Valor da Remoção R$ 118,93 | Valor da Diária R$ 25,38
-Veículos até 3,5 toneladas: Valor da Remoção R$ 232,18 | Valor da Diária R$ 43,41
-Veículos acima de 3,5 toneladas: Valor da Remoção R$ 281,47 | Valor da Diária R$ 55,96
-Caminhões e Ônibus: Valor da Remoção R$ 471,84 | Valor da Diária R$ 83,51
Bairros com mais carros abandonados
De acordo com o mapeamento de veículos denunciados à prefeitura, a Cidade Industrial de Curitiba (CIC) é o bairro com maior quantidade de registros de abandonos – cerca de 14% do total. Na sequência aparecem Cajuru (8%), Boqueirão (6%), Tatuquara (6%) e Fazendinha (4,55%).
Fonte:http://www.gazetadopovo.com.br

Tico KuzmaPrefeitura vai remover veículos abandonados respaldada na Lei de autoria do vereador Tico Kuzma
SETRAM SINALIZAÇÃO CLARA POLSIN

Melhorias na sinalização

Tico Kuzma Notícias Deixe um Comentário

A Prefeitura / SETRAN atendeu requerimento do vereador Tico Kuzma para melhorias na sinalização do cruzamento das ruas Clara Polsin e Maria Trevisan Tortato, a solicitação foi feita pelo Eduardo Ribeiro.

Tico KuzmaMelhorias na sinalização
Tico Kuzma reunião uber

Representantes de empresas de aplicativos para transporte se reúnem para discutir segurança

Tico Kuzma Notícias Deixe um Comentário

Representantes das empresas de aplicativos para transporte de passageiros participaram na tarde dessa terça-feira (20) de uma reunião em Curitiba para discutir medidas para garantir a segurança dos motoristas.

O encontro, organizado pelo vereador Tico Kuzma (PROS), é a sequência da primeira reunião que foi realizada no mês passado com os motoristas que trabalham com as plataformas. À época, os condutores pediram que as empresas adotassem medidas mais rígidas no cadastro de novos usuários, pedindo dados pessoais e comprovante de residência.

De acordo com o parlamentar, as empresas já vêm trabalhando em ferramentas específicas para abranger a reivindicação.

Outra exigência feita na reunião com os motoristas, em janeiro, é para que a polícia atue de maneira mais efetiva com operações que impeçam a ação de criminosos. Sobre o tema, Tico Kuzma afirmou que a intenção é conseguir uma parceria com os principais órgãos de segurança da cidade.

 O secretário da Defesa Social de Curitiba, Guilherme Rangel, diz que essas reuniões vão ocorrer com frequência e o objetivo é estreitar o relacionamento entre os órgãos de segurança, os motoristas e as empresas de aplicativos.

Participaram da reunião representantes das empresas Uber, 99 Pop e Cabify, o secretário da Defesa Social de Curitiba, Guilherme Rangel, o delegado da Delegacia de Homicídios, Fabio Amaro, integrantes da Policia Militar e da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.

Tico KuzmaRepresentantes de empresas de aplicativos para transporte se reúnem para discutir segurança