Quem é Tico Kuzma?

Com as bandeiras “Família e Segurança”, Tico Kuzma quer continuar a representar os seus eleitores na Câmara Municipal e lutar por mais qualidade de vida para todos os curitibanos e curitibanas.

Leonidas Edson Kuzma, ou Tico Kuzma, como é mais conhecido, nasceu em Curitiba (PR) e tem 49 anos de idade. É casado com a Poliana, que é arquiteta e jornalista, e possui formação em Administração de Empresas.

Suas raízes estão fincadas na região sul da capital. Seus avós moraram a maior parte da vida nos bairros Capão Raso e Pinheirinho. Os avós Juca e Helena Kuzma, por parte do seu pai Leonidas, conta Tico, fundaram uma empresa familiar, a Molas Kuzma.

“Sempre apoiaram o desenvolvimento do Capão Raso. Também eram muito religiosos, colaborando com a Paróquia São José, Igreja Matriz do Capão Raso, desde a sua fundação”.

Já pela parte de sua mãe, Lindamir, os avós José e Rosa residiam no Pinheirinho.

Avô de Tico Kuzma foi um dos comerciantes pioneiros no Novo Mundo e tinha uma oficina de conserto de rádios.

Avô de Tico Kuzma foi um dos comerciantes pioneiros no Novo Mundo e tinha uma oficina de conserto de rádios.

José foi um dos comerciantes pioneiros no Novo Mundo e tinha uma oficina de conserto de rádios, atividade que o levou a ser conhecido como O Rei do Rádio, pois era especialista em manutenção de rádios antigos.

“Uma referência para mim como trabalhador, que me ensinou como devemos sempre cumprir com as nossas responsabilidades. Ele adorava reuniões de família e eu passei grande parte da minha infância com eles, ali na Nicola Pelanda, no Pinheirinho”.

O pai de Tico Kuzma, apontado por ele como “grande exemplo de vida e honestidade”, era delegado de polícia e, já aposentado, foi tragicamente assassinado em um assalto, em 2006. “Minha mãe, dona de casa, enquanto meu pai trabalhava em outras cidades, sempre cuidava da formação e educação dos filhos”, relembra.

“Meu pai é a minha grande referência, meu exemplo, foi uma pessoa do bem, que gostava de ajudar ao próximo”.

Tico tem um irmão, o Marcelo, que mantém uma empresa no Capão Raso, onde também mora com sua esposa e filhas.

Em seu histórico profissional, já trabalhou como representante comercial, fiscal federal do Crea-PR, técnico de manutenção eletrônica e motorista de entregas com caminhão. Além disso, foi proprietário de uma pizzaria. De família muito religiosa, diz que Deus e a família são os grandes alicerces de sua vida.

Ingresso na política

Participante ativo de grupos de jovens da Igreja e do Clube Cultural, Tico Kuzma sempre esteve à frente das ações que visavam apoiar e incentivar os jovens.

“Sempre gostei de fazer o bem e ajudar as pessoas, principalmente em ações de voluntariado. O desafio de poder fazer mais pelas pessoas e o incentivo dos amigos e familiares foram meus maiores motivadores para entrar na política e me dedicar à vida pública”.

Foi assim que, em 2000, aos 29 anos de idade, participou de sua primeira eleição, tendo disputado uma cadeira na Câmara Municipal. Nesta ocasião, ficou na suplência, após ter recebido 2.351 votos.

Em 2004, Tico foi eleito vereador pela primeira vez.

Em 2004, Tico foi eleito vereador pela primeira vez.

Em 2004, foi eleito vereador, com 3.199 votos. O assassinato de seu pai, dois anos depois, o deixou obstinado em lutar por mais segurança e paz.

Atualmente exerce o quarto mandato na Câmara de Vereadores de Curitiba, onde tem colaborado para o desenvolvimento da capital.

“Meu compromisso permanente é trabalhar na elaboração e aprovação de projetos e requerimentos que ajudem a melhorar a vida das pessoas, com o foco nas famílias e na segurança”.

É autor de leis que trouxeram impacto positivo na vida dos curitibanos. Entre elas, a Antifumo, que proíbe as pessoas de fumarem em locais fechados ou cobertos; e a que possibilitou o recolhimento pela prefeitura de milhares de carros abandonados nas ruas, que traziam insegurança e risco à saúde das pessoas. Também é o autor da Lei que criou o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Segurança. Além de apresentar projetos importantes para gerar a discussão de temas em evidência nacional, como por exemplo a proibição de radares móveis e a proibição de fumar nos parques da cidade.

Em seu trabalho na Câmara, Tico Kuzma também ajuda a fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos e apoiou, na atual legislatura, as medidas de ajuste fiscal propostas pela prefeitura. A aprovação do chamado Plano de Recuperação Fiscal permitiu à cidade sair do buraco financeiro, garantindo assim a boa prestação dos serviços públicos, o pagamento em dia de todas as obrigações e, ainda, a realização de investimentos.

“Com nosso apoio, Curitiba vai na direção contrária de outras cidades e estados brasileiros, que sequer conseguem pagar seus funcionários em dia. Todo esse trabalho, inclusive, permitiu que o enfrentamento à pandemia fosse feito, sem faltar recursos à Saúde”, destaca.

Continuidade do trabalho

Nesse desafiador ano de 2020, Tico Kuzma decidiu novamente colocar seu nome à prova nas urnas e buscar mais um mandato na Câmara.

“Essa pandemia nos trouxe a oportunidade de refletir sobre o que realmente é importante. Dentro das minhas reflexões e orações, do que de fato me importa, também estavam o exercício do meu mandato de vereador e aquilo que consigo retribuir às pessoas que confiam o seu voto em mim”.

Tico Kuzma reforça que, mesmo neste período de adversidade da pandemia, conseguiu desempenhar o seu papel de vereador e aprovar propostas importantes para tentar ajudar as pessoas e setores que estão sendo impactados. “Percebi que continuo com muita disposição – aliada ao conhecimento e preparo que tenho – e sei que posso continuar a colaborar com ideias e projetos para ajudar a melhorar a vida das pessoas”.

E é justamente com as bandeiras “Família e Segurança” que Tico Kuzma quer continuar a representar os seus eleitores na Câmara Municipal e lutar por mais qualidade de vida para todos os curitibanos e curitibanas.

Vereador Tico Kuzma é candidato à reeleição em 2020.

Vereador Tico Kuzma é candidato à reeleição em 2020.

“Para você que já sabe sobre o meu trabalho, se você se sentir à vontade e seguro para ir votar, peço que renove sua confiança em mim. Aos que ainda não me conhecem, solicito a oportunidade de me apresentar e indico meu site e redes sociais, além de conversar com quem já me conhece, antes de decidir em quem vai confiar o seu voto”.

Kuzma garante estar preparado para exercer um novo mandato, pois sabe o que um vereador deve fazer.

“Fique certo que não me faltará vontade e honestidade e que eu me empenharei ao máximo para não te desapontar em minha função de vereador”.

Tico KuzmaQuem é Tico Kuzma?